O Just in Time, também conhecido como Sistema de Produção Toyota ou Sistema Kanban, é uma metodologia desenvolvida pela Toyota que tem como principal objetivo a produção e entrega de partes e componentes no momento exato em que são necessários. Em outras palavras, é garantir a peça certa, no lugar certo e no momento certo.
Esse sistema foi desenvolvido pela Toyota durante os anos 30, mas foi somente nas décadas de 50 e 60 que começou a ser difundido. A necessidade de produzir pequenas quantidades de automóveis diferentes no mesmo processo produtivo foi o que impulsionou a criação do Just in Time, conforme Taiichi Ohno, vice-presidente da empresa.
Além de minimizar os níveis de estoque e reduzir os custos financeiros associados, o Just in Time também proporciona maior agilidade na mudança de modelos nas linhas de montagem, possibilitando uma adaptação mais rápida às demandas dos consumidores.
Essa forma de administração da produção, que visa atender ao mercado somente com o que é demandado, quando é demandado e na quantidade necessária, se espalhou rapidamente pelo mundo, inclusive no Brasil. No entanto, no Japão, a redução dos estoques levou a um aumento significativo nos fluxos de transporte, sobrecarregando o trânsito e aumentando os congestionamentos nas cidades japonesas.
A difusão do Just in Time no Japão também demandou uma melhoria no sistema de transportes, bem como uma maior segurança no cumprimento dos contratos com os fornecedores em relação à qualidade e pontualidade. Conceitos como acidente zero, defeito zero e atraso zero passaram a fazer parte do dia a dia das empresas que adotaram o Just in Time.